Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

30/11/2021 15:30
  • Alunos da Escola Municipal 4º Centenário vão participar de desafio de robótica
Foto: Nathalia Nunes/ SME

Um grupo de estudantes da Escola Municipal 4° Centenário vão participar do Desafio de Robótica, que acontecerá na próxima sexta-feira (03), às 15 horas no Praia Shopping. O desafio faz parte da programação do Encontro de Ciência, Cultura e Inovação (ECCI) 2021, com o tema "Fazendo Conexões, Rompendo Desafios", da Secretaria Municipal de Planejamento. Ao todo, 11 alunos do 8° Ano da Escola M. 4° Centenário irão apresentar simulações de competição, amostras de robótica, programação e tecnologia.

O professor orientador e idealizador do Projeto de Robótica na E. M. 4º Centenário, Renato Rodrigues, ressaltou que o projeto busca ensinar o trabalho em equipe e o respeito mútuo. “Nós aprendemos juntos, e os alunos precisam entender que somos os orientadores deles, mas não temos todas as respostas. Os estudantes ficam inseridos no real mundo da tecnologia. O espírito da competição é amigável. Nós estaremos lá na frente das Lojas Americanas fazendo algumas simulações do que preparamos para os interessados, desde conceitos básicos de programação, rodas, montagem, estabilidade e design de robôs”, disse.

Segundo o professor Renato Rodrigues, a robótica educacional tem como uma de suas características o estímulo à criatividade, resolvendo os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula. Depende do uso de kits prontos de montagem, sucata, ou materiais recicláveis para compor as peças do robô. “No caso do evento, as peças que dão formas a boa parte dos robôs, são do famoso brinquedo Lego”, afirmou o professor.  

“Muito bom aprender sobre robótica. O que mais me interessa é a parte da programação, pois com ela consigo fazer coisas automáticas”, contou o aluno Álvaro Guilherme, de 14 anos. Da mesma idade, o estudante Rian Rocha de Oliveira, disse: "Nunca tinha trabalhado com robótica. Estou achando muito interessante a parte da montagem, principalmente pois ela tem que ser exata para funcionar, tem que fazer tudo direitinho”.  



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css