30/11/2021 12:55
  • NTE Natal divulga editais dos Cursos de Metodologias Ativas e Jogos e Gamificação
Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE), localizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), torna público dois editais para os cursos de capacitação Metodologias Ativas e Jogos e Gamificação. Os editais estão disponíveis no portal da Prefeitura do Natal, no link dedicado à SME-Natal. Os cursos iniciarão em março de 2022. Estão sendo oferecidas 60 vagas por curso.

As inscrições para os dois cursos serão disponibilizadas de 13 a 17 de dezembro, encerrando-se impreterivelmente às 20 horas do último dia de inscrição.  Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário clicar no link contido nos editais, na página da Prefeitura. Não será validada a inscrição do cursista que esteja matriculado em outro curso do NTE, devido a sua dinâmica e carga horária.

O II Curso de Capacitação em Metodologias Ativas tem como objetivo apresentar a metodologia ativa e sua utilização de forma responsável no cotidiano escolar, proporcionando ao professor experiências através de diferentes tecnologias, tornando-o capaz de ensinar ao aluno a ser responsável e protagonista na construção de seu conhecimento. As vagas serão distribuídas nos turnos matutino e noturno.

Já o II Curso de Capacitação em Jogos e Gamificação tem como objetivos e metas valorizar os jogos e a gamificação refletindo sobre a importância de ambos no desenvolvimento de habilidades tanto do professor quanto do aluno, oportunizando uma nova forma de construção de conhecimento e implementar jogos sejam digitais/analógicos e a gamificação na sua realidade escolar/instituição, inserindo o mesmo no projeto político pedagógico escolar para combate a apatia, minimizando assim a evasão e a repetência. As serão distribuídas nos turnos vespertino e noturno.

Em ambos os cursos, das 60 vagas, 50 serão disponibilizadas preferencialmente para professores da Rede Municipal de Ensino do Natal, que estão na ativa, e 10 para professores de outras instituições com vínculo comprovado.

Os cursos de capacitação em Metodologias Ativas e Jogos e Gamificação possuem carga horária de 180 horas, na modalidade semipresencial. Os encontros ocorrerão duas vezes por semana, um de forma presencial, totalizando três horas/aula ministrado no NTE Natal, localizado no Cemure, no turno escolhido pelo aluno e o segundo, à distância, totalizando duas horas/aula, pela plataforma Google Educação.

Os dois cursos foram criados e serão ministrados pelas professoras Ana Cristina de Medeiros e Eudesia Maria Carvalho, respectivamente, no NTE. Estão em sua segunda edição, devido à grande procura dos professores. Caso o professor interessado necessitar de mais informações pode entrar em contato nos seguintes emails: jogosegamificacao@ntental.net ou metodologiasativas2022@gmail.com.