25/11/2021 16:21
  • SME divulga resultado da homologação das candidaturas para eleição de gestores na Rede de Ensino
Foto: Manoel Barbosa/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal divulgou o resultado do Curso de Capacitação dos Pré-Candidatos a Diretor Administrativo-Financeiro e Diretor Pedagógico das Unidades de Ensino do Sistema Municipal de Educação de Natal, para o triênio 2022-2024.  A relação está afixada no mural existente no hall de entrada da sede da SME-Natal.

O curso de formação, ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a SME-Natal, foi executado no período de 18 de outubro a 10 de novembro deste ano, com carga horária de 60 horas e contou com a participação de 230 pré-candidatos, que exercem a profissão docente em 105 unidades de ensino, distribuídos entre 47 Centros Municipais de Educação Infantil e 58 Escolas de Ensino Fundamental.

Segundo explica o presidente da Comissão Eleitoral Central de Gestão Democrática das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal, Wagner do Nascimento, dos 238 pré-candidatos, oito candidatos não compareceram ou desistiram do curso de formação. “Os 230 que participaram do curso, 228 foram aprovados no curso e dois foram reprovados por frequência. Em relação ao número inicial, ou seja, dos 238 pré-candidatos tivemos a homologação de 200 candidatos homologados e 38 não foram homologadas as suas candidaturas”, concluiu o professor Wagner.

O processo eleitoral está na fase recursal, de 24 a 26 de novembro. Na sequência, a Comissão Eleitoral Central vai proceder a análise desses recursos, no período de 29/11 a 03/12. Já nos dias 06/12 a 08/12, acontecerá a campanha eleitoral nas Escolas e CMEIs e no dia 09 de dezembro ocorrerá a eleição para gestores.

Onze profissionais da SME-Natal ocuparam o lugar de formadoras e formadores no curso, sob a coordenação dos professores Walter Pinheiro Barbosa Junior (UFRN) e Márcia Soraya Praxedes da Silva (SME/SPAGE), contando ainda com Raquel Marinho de Meneses como secretária, Eden Ernesto da Silva Lemos e Rossana Brito Pinheiro assumiram o trabalho de apoio técnico e tecnológico.

De acordo com o professor Walter Pinheiro, da UFRN, o curso objetivou educar os pré-candidatos para que os mesmos formulassem um Plano de Ação Trienal, a partir do estudo das unidades de ensino que pretendem candidatar-se à direção.

Os critérios para aprovação ou reprovação no curso, foram estabelecidos no Edital nº 07/2021-CE/UFRN, de 11 de outubro de 2021, ficando definido no item 3.6 do edital, que: “Serão considerados aprovados os candidatos que obtiveram 75% de frequência e tiveram seus Planos de Ação Trienal aprovados pela banca avaliadora”. Conforme o critério estabelecido e publicado no Boletim de Serviço da UFRN, nº 192, do dia 13 de outubro de 2021.