14/10/2021 19:30
  • Projeto Natal Limpa e Sustentável amplia locais de recebimento de lixo eletroeletrônico
Foto: Urbana

Neste Dia Internacional do Lixo Eletrônico, 14, em ampliação do Projeto Natal Limpa e Sustentável, a Prefeitura do Natal, através da coordenação da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, em parceria com a Circular Brain e a Natal Reciclagem, instalou mais quatro coletores de eletroeletrônicos. A Secretaria de Trabalho e Assistência  Social – Semtas, o Shopping 10, no Alecrim, o Midway Mall, e o supermercado Rede Mais no Planalto, são os novos locais com os coletores disponíveis para receber o lixo eletrônico na cidade.

“O Natal Limpa e Sustentável é um projeto simples, mas de grande impacto. Ele pretende dar à população acesso para disposição correta de resíduos eletroeletrônicos. É comum termos o resíduo e não sabermos onde descartar. Os coletores estão sendo espalhados por Natal para isso. Queremos conscientizar a população para o descarte correto, mas não só isso, queremos promover o descarte correto”, disse a diretora de planejamento e gestão ambiental da Urbana, Julyana Ramalho.

O Projeto Natal Limpa e Sustentável arrecadou, de junho a setembro deste ano, cerca de cinco toneladas e meia de resíduo eletrônico, o que corresponde a mais de 1.719 árvores absorvendo gás carbônico da atmosfera e reequilibrando o meio ambiente. Os equipamentos eletroeletrônicos descartados no lixo comum ou em áreas indevidas, diminuem o tempo de vida de aterros sanitários, liberam substâncias químicas presentes em seus componentes, como os metais pesados mercúrio, cobre, cádmio, arsênio, titânio, estanho, chumbo e alumínio, que penetram no solo e nos lençóis freáticos, contaminando plantas e animais através da água, podendo contaminar a população.

Quando o descarte é feito no coletor de eletrônicos, a Natal Reciclagem destina o resíduo de volta para a indústria, e a Circular Brain faz a rastreabilidade e gestão do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos. É de responsabilidade de produtores e consumidores finais o descarte correto de resíduos sólidos, dentre eles, o impacto do lixo eletrônico. Por isso, para que haja uma mudança no consumo exagerado de eletroeletrônicos até o descarte igualmente inadequado, que provoca tantos danos ao ser humano e ao meio ambiente, é necessária a conscientização de todos acerca do assunto.

O Projeto Natal Limpa e Sustentável visa conscientizar o cidadão e oportunizar o descarte correto, instalando pontos de entrega voluntária em locais de grande circulação de pessoas, assim como descarte agendado através do Ecozap, que funciona no número 99966-4010, ou pelo site www.natallimpaesustentavel.com.br.

“Nós seguimos a orientação do prefeito Álvaro Dias, que quer fazer de Natal a cidade mais limpa do Brasil, transformando Natal em uma cidade sustentável com projetos que dão acesso a qualquer cidadão que queira colaborar com a cidade, seja plantando uma árvore, adotando um canteiro, ou descartando seu resíduo corretamente. É importante que a população identifique o local mais perto de sua casa, ou trabalho, e leve seu teclado quebrado, seu celular que não funciona mais, o mouse, o monitor, o secador, a prancha de cabelo, o ferro de passar roupa, o liquidificador”, disse o presidente da Urbana, Joseíldes Medeiros.

Conscientização

Ainda dentro da programação realizada pela Prefeitura de Natal em alusão ao dia mundial do lixo eletrônico, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) inaugurou o coletor para o descarte de lixo eletrônico, oportunizando a reflexão, sensibilização e aprendizagem dos servidores.

Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, o momento é de conscientizar os servidores sobre a necessidade do descarte correto dos eletroeletrônicos. “É fundamental que os servidores e toda a população de Natal se engajem  nesse projeto e contribua com uma Natal mais limpa e sustentável”.

A primeira dama do município, Amanda Grace, afirmou que a campanha vai estabelecer uma nova consciência ambiental a partir da adoção de novos hábitos de limpeza e saúde. “O descarte adequado do lixo é uma preocupação de todos, pois lixo jogado em lugar errado incomoda. Espero que com essa campanha alcance uma ampla divulgação e possamos compreender que muito mais que uma questão de higiene, o descarte correto é uma questão de saúde”.

Na Secretaria Municipal de Educação, no dia de hoje, também houve uma ação simbólica e informativa em comemoração à data. A sede da SME é um dos locais escolhidos para o descarte correto do lixo eletrônico. Para o assessor pedagógico da SME, professor Milton França Júnior, a ação do Dia Mundial do Lixo Eletrônico na SME vai muito além de tentar chamar a atenção e dar um bom exemplo de descarte correto do nocivo resíduo eletroeletrônico, que possui alto nível de reaproveitamento e reciclagem, em um processo de logística reversa.

“A ação também é simbólica e informativa pois faz parte de um projeto maior, o Natal Limpa e Sustentável, coordenado pela Urbana, onde a Secretaria de Educação é um parceiro importante, não só pela grandeza de sua comunidade escolar e de apoio, mas também pelo alinhamento e o interesse comum em fortalecer e exercitar a educação ambiental com eficiência”, declarou o professor Miltão.

Os coletores de eletroeletrônicos estão instalados nos locais abaixo:

- Sede da Prefeitura do Natal

- Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas

- Sede da Semsur/Seharpe/PGM/Semul

- Parque da Cidade

- Shopping 10 (ao lado da escada)

- Midway Mall (em frente à Clínica do Shopping)

- Partage Norte Shopping (no 2° piso, na área de expansão)

- Farmácia Saúdepharma (na Av. Maranguape)

- Supermercado Rede Mais Planalto