29/12/2020 09:00
  • Doações feitas a projetos sociais até 30 de dezembro têm maior dedução no imposto de renda

Neste fim de ano, é possível ajudar ao próximo e ainda conseguir uma dedução no imposto de renda. Conquista esse benefício a pessoa que fizer doações financeiras a projetos nos setores da Assistência Social (Criança, Adolescente e Idoso). Em Natal, as doações podem ser feitas ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA)  e o Fundo Municipal de Apoio a Política do Idoso (FUMAPI), administrados, respectivamente, pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Natal (Comdica) e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Natal (CMPI).

Os cidadãos também podem fazer doações diretamente às entidades já formalizadas no Comdica e no CPMI. Se a doação da pessoa física for realizada até o próximo dia 30, o valor deduzido é de 6%. Se a doação for realizada de janeiro em diante, o índice é de 3%. Pessoas Jurídicas também podem efetuar doações e a dedução chega a 1% sobre o lucro. Os dados bancários para a destinação das doações são: CNPJ: 14778345/0001-85; Banco do Brasil; Agência: 3795-8; Conta Corrente: 10609-7 (Comdica) e CNPJ 28.420.868/0001-60; Banco do Brasil; Agencia nº 3795-8; Conta Corrente nº 11603-3 (CPMI).

Para André Arruda, presidente do CMPI, “o fortalecimento das políticas de proteção aos idosos está nas mãos de todos. A sua doação é muito importante, junte-se a nós na proteção e valorização das pessoas idosas”.

Já o presidente do Comdica, Antônio Sérgio Câmara, conta que é bem fácil doar: “Por meio de um valor que seria destinado ao IR, é possível ajudar menores de idade carentes. Basta apresentar o comprovante do depósito no fundo para a emissão de um recibo de doação, o qual precisa ser usado pelo doador ao enviar o IR”.

Neste ano, o Conselho liberou recursos na ordem de R$ 50 mil, que serão utilizados por entidades atuantes em toda Natal, incluindo a Casa Durval Paiva; a Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN; a Atitude e Cooperação; o Centro Educacional Dom Bosco; Casa do Menor Trabalhador; e Júnior Achievement, algumas das instituições contempladas para aplicar as doações em projetos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Serviço:

Comdica - Funciona na Casa dos Conselhos, na rua Trairi, 784, Petrópolis, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h a 13h30. O telefone para contato é (84) 3223-3333.

CMPI  - Funciona na Casa dos Conselhos, na rua Trairi, 784, Petrópolis, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h a 13h30. O telefone para contato conosco é (84) 3232-8589.