16/09/2019 19:40
  • Semul avalia contribuição do Serviço Social no Mulheres da Paz

Com o intuito de identificar se as mulheres inseridas no “Projeto Mulheres da Paz”, no seu cotidiano têm buscado efetivar os seus direitos, para poder atuar como mediadoras da paz na comunidade pela garantia de direitos de outras mulheres, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – Semul - realizou, na última quinta-feira (12/09), uma intervenção do estágio curricular obrigatório, por meio das estagiárias do curso de Serviço Social da Uninassau, Giovanna Ribeiro e Patrícia Rocha, cujo tema foi “A Contribuição do Serviço Social no Projeto Mulheres da Paz do Município de Natal”.

Com sensibilidade e competência, Giovanna e Patrícia puderam avaliar o grupo de mulheres, por meio de dinâmicas, roda de conversa e questionário, identificando o quanto essas novas “Mulheres da Paz” da comunidade reconhecem as mudanças significativas que o projeto tem proporcionado, tanto por meio dos conteúdos apresentados, como pelo sentimento de pertencimento ao grupo, consolidado pelo apoio da equipe, que reforça continuamente a importância de cada uma em seu papel de mediadora social dentro do bairro de Nossa Senhora da Apresentação.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, enquanto trata dos trâmites burocráticos necessários ao início do “Projeto Protejo”, que acontecerá articulado ao “Projeto Mulheres da Paz”, tem monitorado os resultados satisfatórios e reforçado os esforços para cada vez mais empoderar as mulheres natalenses, por meio de oportunidades reais de mudanças significativas em suas vidas.

MULHERES DA PAZ

O Projeto Mulheres da Paz será executado pela Prefeitura do Natal, através da Semul, e conta com o apoio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O objetivo é enfrentar a violência com a capacitação de mulheres do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, para transformar realidades.

Visa capacitar mulheres atuantes na comunidade para que sejam mediadoras sociais, a fim de valorizar as práticas políticas e socioculturais desenvolvidas por e para elas. Tem também a incumbência de fortalecer redes de prevenção à violência doméstica e familiar e o enfrentamento às violências que compõem a realidade local envolvendo jovens e mulheres.

A SEMUL

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres tem, entre outras atribuições, propor, apoiar e desenvolver políticas públicas voltadas para a promoção social, cultural, profissional, econômica e política da mulher no âmbito do município, de forma articulada com órgãos e instituições afins, independente da classe, raça, etnia, orientação sexual e religião. É ainda papel da Secretaria da Mulher desenvolver ações de prevenção e combate a todas as formas de violação dos direitos e de discriminação contra as mulheres, com ênfase nos programas e projetos de atenção à mulher em situação de violência.