14/01/2019 16:25
  • Escola M. Prof. Waldson Pinheiro promove formatura da Educação Infantil e EJA
Manoel Barbosa

A Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro promoveu na noite de sexta-feira (11), a solenidade de formatura dos alunos concluintes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ocasião contou com a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos de Souza, representando a Secretária Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva.

A participação dos estudantes na cerimônia foi de caráter optativo, e reuniu 44 concluintes, sendo 35 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e nove do quarto período da EJA. No entanto, a E.M. Prof. Waldson José B. Pinheiro conta com cerca de 190 alunos, no total, concluindo este ciclo de ensino.

A gestora pedagógica, professora Maria do Socorro Medeiros Santos de Araújo, em seu discurso, ressaltou a importância da educação para os estudantes e destacou o papel da escola na vida acadêmica dos concluintes. “A Escola Municipal Waldson José Bastos Pinheiro sente-se honrada em poder compartilhar este momento com todos vocês, sabendo que, ao final de mais uma etapa da caminhada, já conhecem o rumo da sabedoria, essencial para desempenharmos bem o nosso papel de cidadãos. Jamais considerem seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade para o seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer. Nós, da escola, continuamos a missão de formar cidadãos conscientes e livres, enquanto cada um de vocês continuará sua jornada, e estaremos aqui aguardando o momento de comemorar, mesmo à distância, suas muitas outras vitórias futuras”.

Miraneide dos Santos Sousa, de 54 anos, aposentada e formanda do quarto período da EJA, falou, em seu discurso, da caminhada, na vida adulta, para a continuação dos seus estudos. “Não foi fácil para hoje estarmos aqui, mas valeu a pena! Deixamos o cansaço de lado e juntos, lado a lado, viemos para a escola em busca dos nossos sonhos, pois tudo é possível basta querer e acreditar. Nossa gratidão pela educação, amizade e até pelo simples convívio nesses anos. Eu me sinto orgulhosa por hoje estar concluindo o Ensino Fundamental”.

O aluno José Hemerson da Silva, de 17 anos, que convive com uma síndrome degenerativa, falou um pouco sobre a importância da E.M. Prof. Waldson José Bastos Pinheiro para ele. “É uma escola boa e que mudou muito depois que eu entrei aqui, tem mais acessibilidade agora. Vou sentir falta de muitos professores e da direção, que me ajudou muito e sempre me acolhia quando eu precisava”. Ele ainda destacou o papel da escola em seu crescimento pessoal. “Eu desenvolvi amor próprio, principalmente depois da dança, que uma professora me apresentou. Eu ganhei mais confiança”.

A mãe de José Hemerson, a comerciante Izélia Maria da Silva Pereira, disse que a escola foi muito importante no desenvolvimento do aluno. “Ele estudava em escola particular, até o 5º ano, mas foi depois do 6º ano, que ele entrou veio para esta escola, aqui ele se desenvolveu e aprendeu mais. A dança, que ele começou aqui, faz muito bem a ele”.

Finalizando o evento, a secretária adjunta, professora Judineide Domingos, ressaltou, em seu discurso, a importância do Ensino Fundamental para a jornada acadêmica. “Vocês estão na era da informação, e precisam estar ávidos por ela, para transformá-la em conhecimento, em prol da vida de vocês, do melhor para a sua comunidade e sua família. Então, esse momento de passagem para o Ensino Médio é importante, porque o Ensino Fundamental dá um pontapé para que vocês possam visualizar, a partir de agora, um estudo em que vocês vão começar a se profissionalizar”.