23/10/2018 07:30
  • Centro de Controle de Zoonoses realiza castração

Neste último domingo, 21, aconteceu um mutirão de castração em animais. Essa foi uma iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Para participar da ação foi necessário o cadastro do animal e levá-lo para a triagem na sexta-feira (19), para que pudesse ser avaliado por veterinários.

Inicialmente foram chamados 70 animais, dos que foram cadastrados, para participarem da triagem. Destes, a partir de critérios veterinários, foram escolhidos os que estavam aptos a serem castrados. Pelo motivo de muitos deles terem algum problema de saúde, e por outras pessoas não terem comparecido para o procedimento. Foram castrados 28 gatos machos - espécie e gênero que eram prioridade.

Segundo Alessandre Medeiros, diretor do CCZ, essa ação tinha a intenção de fazer o controle populacional e evitar a transmissão de doenças entre os animais. “ Quem teve prioridade foram os que tinham mais de cinco animais, o que aumenta o risco de agravos. Especialmente os que são da zona norte, pois são bairros de alto risco para a esporotricose e para raiva. Evitar essas doenças é o nosso principal objetivo”, reforça Alessandre.

A data do próximo mutirão ainda será marcada e está sendo analisada pelo CCZ. E em paralelo a isso o início das castrações a cada quinze dias, com menor número de animais, também está sendo discutida.