22/10/2018 11:30
  • Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo recebe atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

Durante toda o dia da sexta-feira (19), a Biblioteca do Conhecimento “Virgílio Urbano de Araújo” realizou atividades para os alunos da Rede Municipal de Ensino dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”. A biblioteca está localizada no bairro das Rocas e atende estudantes e comunidade da região Leste da capital.

O Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Santos Dumont (ISD) levaram para a população amostras dos trabalhos desenvolvidos em suas unidades de pesquisa, como por exemplo, escultura do corpo humano, detalhes da estrutura do cérebro, fotografias das atividades e também óculos de realidade virtual que mostra o funcionamento do cérebro.

O professor pesquisador do Instituto S. Dumont, André Salles Cunha Peres falou da responsabilidade social do ISD em apresentar para toda população o resultado do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e estudantes do Instituto. “Temos responsabilidade com a sociedade. É preciso prestarmos contas do que estamos realizando e produzindo no Instituto”, destacando que esse tipo de ação contribui para surtir o desejo nas crianças pelo estudo científico e a curiosidade de buscar mais conhecimento.

Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Reis, Emylle Priscilla de Brito, de 13 anos, comentou das suas impressões diante do material apresentado. “Tudo aqui é muito interessante e cheio de criatividade. Eu tenho muita curiosidade de saber como é o funcionamento do nosso cérebro”. Emylle Brito é frequentadora assídua da biblioteca.

Quem também frequenta o espaço é Maria Aparecida Souza da Silva, de 15 anos e estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Reis. “Sempre eu aprendo muito quando venho aqui na biblioteca. Com essa exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem muita novidade. Muito o que aprender”.

A diretora da biblioteca, professora Jeana Magalhães Oliveira, ressalta a importância de parcerias para possibilitar uma dinamização das atividades realizada na biblioteca e com isso estimular a participação dos estudantes das escolas localizadas nas proximidades. “O nosso principal objetivo é divulgar a biblioteca para toda população, por isso, buscamos sempre parcerias importantes que possam movimentar nosso espaço e atrair sempre estudantes e também toda comunidade”. Foto: Adrovando Claro