Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/10/2018 15:00
  • Semtas promove evento em alusão ao Dia Internacional do Idoso

Em alusão ao Dia Internacional do Idoso,, celebrado no dia 1º de outubro, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), promove nesta quinta-feira (18),das 10h às 16h, uma programação especial no Clube Atlântico, localizado na Av. Alexandrino de Alencar.

 

O evento contará com a participação de 1200 idosos dos Centros de Convivência Marly Sarney (Zona Oeste),Ivone Alves (Zona Norte), Associações e Grupos de idosos das quatro regiões administrativas da capital.

 

Na programação: música ao vivo, apresentação do “Melhor Grupo de Teatro do Mundo” (Ivone Alves), do grupo de dança da Associação Natalense da Terceira Idade (ANATI), almoço e lanche.

 

Idosos

 

Os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos representam um espaço de convívio entre as pessoas da mesma faixa etária. Além de fortalecer a participação dos idosos em programas sociais, garantindo o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida, nesses espaços, os idosos convivem, trocam experiências e aprendem sobre seus direitos garantidos.

 

“As atividades oferecidas nestes grupos, se constitui de encontros regulares pautados nas características, interesses e demandas das pessoas idosas e considera que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais de lazer constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social”, destaca a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

 

Em Natal, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas (SCFV) é realizado nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos existentes na área de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Por meio do SCFV são realizadas diversas atividades: artísticas, culturais, recreativas, manuais e desenvolvidos temas sobre direitos, programas sociais, segurança alimentar e nutricional entre outros, que contribuem no desenvolvimento da autonomia e sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, além da prevenção de situações de risco social.

 

Para participar do SCFV, o usuário deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência para obter informações sobre a oferta do Serviço em seu município. Além disso, o idoso pode ser encaminhado ao CRAS pela rede socioassistencial e pelas demais políticas públicas e/ou identificado por meio de busca ativa. A inserção em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos sempre se dá por meio do CRAS.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css