17/10/2018 10:20
  • Café com Tetê discute economia de saúde

Visando a necessidade de racionalidade de recursos, o Café com Tetê Ampliado, desta segunda-feira (15), que aconteceu no auditório da SMS discutiu o processo de implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) e do Núcleo de Economia de Saúde (NES), no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária adjunta (SAD/LAF), Terezinha Rego informou, “estamos afinando a discussão entre os gestores de departamentos, qualificando os novos servidores sobre fluxo das informações no sistema. Além de solicitar aos responsáveis, empenho e apoio para alimentarem de forma sistemática, as informações no Sistema de Apuração de Gestão de Custos do SUS (Apurasus)”.

A Gestão de Custos no âmbito da SMS e o NES foram instituídos em junho deste ano, com a finalidade de estabelecer políticas de racionalidade, eficiência e eficácia no custeio na rede municipal de saúde. O NES é composto por uma comissão de técnicos que operaciona o processo.

“A Gestão de Custos está em processo de implantação no Hospital Municipal de Natal e nas Upas. A expectativa é a implantação em todos os serviços da Atenção à Saúde. Cada departamento dará o apoio necessário, subsidiada por meio de informações como, dos valores de contratos, compras, para o Apurasus, sistema de informação que permite calcular os custos do serviço de saúde, quanto ele vai custar mensalmente”, destacou Kátia Correia, membro do NES. Ela adiantou que a próxima etapa será a capacitação dos profissionais sobre o Apurasus pelo Ministério da Saúde.

Participaram do encontro, o secretário municipal de saúde, George Antunes; representantes dos Departamentos de Infraestrutura Física e Tecnológica (DIFT), Vigilância em Saúde (DVS), Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão do SUS (ASPLAN), entre setores e núcleos da SMS.