02/10/2018 15:45
  • Projeto de segurança preventiva da GMN incorpora instruções de Jiu-jitsu para as crianças

A prática e a disciplina do Jiu-jitsu foram incorporadas as atividades de segurança preventiva do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana). A medida leva para as 60 crianças e adolescentes atendidos regulamente por uma equipe de instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN), noções básicas de defesa pessoal, conhecimento do corpo, educação física e informações de cidadania e respeito ao semelhante, empregadas na rotina das aulas.

As instruções de Jiu-jitsu estão sendo ministradas de maneira voluntária pelo vigilante e faixa preta na modalidade, Jonas Silvestre. Nas aulas que acontecem uma vez por semana nas instalações do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, são trabalhados os fundamentos iniciais do esporte. Apontando para as noções de luta e defesa no solo e ações iniciais de imobilização, sempre focando a disciplina como regra fundamental para o aperfeiçoamento do atleta e do cidadão.

O guarda municipal e coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, lembrou que o Jiu-jitsu é mais uma atividade que vem somar esforços na construção da cidadania dos agentes mirins ambientais, que têm ainda outras práticas desportivas no seu cronograma regular de funcionamento como o futebol, e culturais, a exemplo das aulas de música. “A Guarda Municipal de Natal mostra que segurança também se faz priorizando a prevenção e a participação da sociedade”, comentou.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Paulo Victor Barra, ressaltou que o trabalho esportivo realizado com as crianças tem o foco na educação, no fortalecimento da cidadania e na formação de uma consciência de respeito às regras e as leis que mantêm a sociedade harmônica. “A Prefeitura sabe da importância de um projeto de segurança preventiva com crianças. Sabe que esse trabalho diminui a violência e educa o cidadão, sendo essa iniciativa mais uma maneira que a Guarda Municipal utiliza para contribuir com a segurança do natalense”, explicou.

O projeto Amana é uma ação de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Semdes por intermédio da Guarda Municipal. As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.