21/08/2018 11:25
  • Um Dia de Paz em Nossa Senhora da Apresentação

Neste sábado (25) a Escola Municipal Waldson Pinheiro, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação - na zona norte de Natal, vai sediar a ação “Um Dia de Paz”, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL). As atividades, que acontecem das 8h às 13h, visam mobilizar a comunidade para a divulgação de dois projetos que serão colocados em prática pela SEMUL ainda este ano: Mulheres da Paz e Protejo, que irão atender jovens e mulheres daquela comunidade. Para atrair os moradores, instituições parceiras vão oferecer serviços de saúde, assistência social, lazer e programação cultural, como SME, FUNCARTE, SEL, SMS, SEMTAS, SEMDES e STTU.

Na área da saúde serão oferecidos exames preventivos ginecológicos, consultas com clínico geral, testes rápidos (sífilis e HIV), teste glicêmico e orientações odontológicas. Na assistência social serão disponibilizados os serviços da Unidade Móvel do Cadastro Único da SEMTAS para os benefícios do programa Bolsa Família, orientação profissional, encaminhamento para a carteira de trabalho e Previdência Social, além de oficinas de artesanato. Também serão oferecidas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como forma de incentivar estímulo à paz, além de atrações culturais.

Na programação também está previsto o lançamento do Programa Maria da Penha vai às Escolas, em fase de implantação em quatro escolas estrategicamente localizadas nas regiões administrativas da capital. A ação tem como base a Lei Municipal Nº 6.687 de 30 de junho de 2017, que estabelece que a Lei Maria da Penha seja divulgada na comunidade escolar da capital, assim como a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar seja amplamente conhecida.

Os professores das escolas contempladas já participaram das capacitações e, agora, as atividades serão colocadas em prática nas salas de aula, tanto de crianças e adolescentes, quanto da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O projeto piloto acontecerá na Escola Municipal Santos Reis, Projeto Tributo à Criança, Escola Municipal Josefa Botelho na Vila de Ponta Negra, Escola Municipal Djalma Maranhão em Felipe Camarão e Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação.

“Esperamos, com esta ação, Um Dia de Paz, começar a mobilização da comunidade de Nossa Senhora da Apresentação para as intervenções que nos propomos a fazer naquele bairro, que detém altos índices de violência, incluindo a violência doméstica e familiar. Desejamos contribuir para que mulheres e jovens possam estabelecer novas perspectivas de vida”, aponta Andréa Ramalho, secretária da SEMUL.

Sobre os projetos Mulheres da Paz e Protejo

Os projetos Mulheres da Paz e Protejo serão executados pela Prefeitura do Natal, através da SEMUL, e contam com o apoio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) do Ministério da Justiça. O objetivo é enfrentar a violência com a capacitação de mulheres e jovens do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, para transformar realidades.

O Projeto Mulheres da Paz visa capacitar mulheres atuantes na comunidade para que sejam mediadoras sociais, a fim de valorizar as práticas políticas e socioculturais desenvolvidas por e para elas. Tem também a incumbência de fortalecer redes de prevenção à violência doméstica e familiar e o enfrentamento às violências que compõem a realidade local envolvendo jovens e mulheres.

O Projeto Protejo vai selecionar e acompanhar jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ou vulnerabilidade familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas. O objetivo é despertar no jovem suas potencialidades, aprimorar conhecimentos e habilidades, oportunizar acesso a tecnologias, apresentar alternativas para o seu crescimento social e pessoal, a partir de atividades que buscam resgatar a sua autoestima, além da convivência não violenta e solidária.

O bairro de Nossa Senhora da Apresentação foi escolhido por ter registrados os maiores índices de violência da capital.