07/08/2018 14:30
  • Prefeitura propõe implantar em novembro plano municipal de carreira dos médicos

O plano de carreira dos médicos da rede pública municipal de Saúde será implementado no próximo mês de novembro para toda a categoria. A proposta foi feita pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, na manhã desta terça-feira (7), em uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN). De acordo com dados da equipe econômica da gestão municipal, quando começar a valer, a medida representará um impacto de R$ 900 mil mensais na folha de pagamento da Prefeitura. Ao todo, o município possui 382 médicos em seus quadros funcionais. Os sindicalistas informaram que levarão a proposta para a categoria decidir. A assembleia geral do Sinmed será na próxima quinta-feira (9).

Álvaro Dias reconheceu o direito da categoria e garantiu que, se a proposta for aceita, vai cumpri-la integralmente. Ele lembrou da grave crise financeira vivida pelo Brasil e que atinge Natal, ressaltando que o plano dos médicos só não foi cumprido em sua plenitude até agora por conta da queda vertiginosa da capacidade de arrecadação da Prefeitura.

Além disso, o prefeito citou a crescente demanda na área da Saúde e o fato da gestão municipal não ter fechado ou descontinuado serviços. Muito pelo contrário, destacou ele, apontando a inauguração de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a abertura do Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo, a reforma e ampliação de mais de 40 unidades básicas de saúde e a realização do concurso público para preenchimento de mais de 1.000 vagas.

“Sou um médico e tenho total interesse de ver a Saúde municipal ofertando à população um serviço de excelência. Portanto, estou aqui para dizer que o tão sonhado plano de carreira dos médicos da rede pública municipal de saúde será implementado em novembro próximo. Espero toda a sensibilidade dos meus colegas médicos e acredito em um desfecho satisfatório para todos ”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.