25/07/2018 12:00
  • Políticas públicas para as mulheres em debate

Nesta sexta-feira (27) acontece, a partir das 8h15, o I Seminário Gênero e Políticas Públicas – Olhares Diversos, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL). O evento será sediado no auditório do IFRN (Campus Cidade Alta) e terá programação durante toda a manhã.

Depois do credenciamento das participantes, acontece, a partir das 8h30, a abertura oficial do Seminário e, em seguida, a Mesa Temática I – Ideologia de Gênero, que terá como palestrante a professora e antropóloga da UFRN, Elisete Schwade.

Na segunda metade da manhã, a partir das 10h20, acontece a Mesa Temática II, com o tema: “Gênero e Diversidade”, com a palestra de Jacqueline Brazil, presidenta da ONG Atrevida. A ideia é dar continuidade à primeira mesa, aprofundando a discussão sobre as políticas públicas (ou a ausência delas) voltadas para as trans em especial. Às 11h20 será aberto o debate com a plateia.

O objetivo do evento, de acordo com a presidenta do CMDM, Ildete Mendes, é debater acerca das políticas públicas que têm sido realizadas e o que precisa ainda ser colocado em prática, para que sejam garantidos a todas as mulheres, estejam elas na cidade ou no campo, os direitos que estão em leis como a Lei Maria da Penha.

“Vemos que as políticas públicas são asseguradas por lei, mas não são implementadas e, por isso, precisamos agir para garantir a todas as mulheres, independente de credo, identidade sexual, etnia ou posição social, os seus direitos de forma ampla, seja na saúde, na educação, na segurança. E, para isso, precisamos abrir o debate para a participação de todas elas. É isso que pretendemos com este Seminário”, aponta Ildete Mendes.