20/07/2018 15:30
  • Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de campanha contra o Tracoma

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (20), na Escola Municipal Professor Herly Parente, no bairro de Igapó, Zona Norte da cidade, a V Edição da Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminoses. A campanha que tem como público-alvo, crianças e adolescentes com idades entre cinco e 14 anos matriculados no Ensino Fundamental da Rede Municipal do Natal. A ação acontece em 13 unidades e vai beneficiar diretamente 5.433 crianças. A ação acontece numa parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação.

O objetivo da campanha é esclarecer sobre os sinais e sintomas das doenças e despertar para o processo de conscientização e diagnóstico precoce e tratamento imediato das patologias em destaque.

Durante a campanha é realizado a busca ativa de casos novos de Hanseníase e exame de contatos, profilaxia para as Geo-Helmintíase, e exames para detecção e tratamento de casos de Tracoma. A equipe de profissionais é formada por enfermeiros, dentistas e agentes de saúde.

Integrante da equipe responsável pela ação, a odontóloga Maria Aparecida Batista contou que antes da realização dos exames acontece uma reunião com pais e responsáveis pelos estudantes, para detalhar o trabalho de prevenção que vai ser realizado. “Nosso objetivo é a prevenção. Se encontrarmos algum caso suspeito de uma dessas doenças nos estudantes, é realizado uma investigação em toda a sua família. Se caso for diagnosticado, o tratamento começa de imediato”.

O aluno Kauã Miguel Costa da Silva, de sete anos, e aluno do 1° ano do Ensino Fundamental foi examinado. “É importante fazer exames para não ficar doente e nem ir para o hospital”.

A dona de casa Maria Edicleide da Silva estava presente na unidade de ensino e destacou a importância da campanha. “Essa ação é muito importante. Somos ajudados, pois não temos tanto tempo para irmos com nossos filhos ao postinho de saúde”. Edicleide Silva é mãe de Guilherme Baruk da Silva, de sete anos.