20/07/2018 14:30
  • SME promove Seminário do PNAIC “A Leitura Literária e Seus Encantamentos”

Tendo em vista a importância do compartilhamento de experiências na área de leitura e escrita, o Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite desta quinta-feira (19) o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com o tema “A Leitura Literária e Seus Encantamentos”. O evento, que ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), reuniu cerca de 300 educadores infantis, professores e coordenadores pedagógicos da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Natal.

Os palestrantes convidados foram o chargista mestre em Educação Ivan Cabral, que falou de sua trajetória na profissão e a contribuição que a charge pode trazer para o processo de leitura e escrita, e o escritor Daniel Campos, que relatou sua experiência com a leitura literária desde a infância. Também apresentaram seus trabalhos as coordenadoras Kelly Cristine dos Santos e Maria das Graças Bezerra, do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce, que apresentaram suas práticas pedagógicas com crianças dos níveis III e IV.

Ivan Cabral falou da sua satisfação em colaborar com o trabalho de professores. “Percebi que meu trabalho com charge estava tendo uso didático nas escolas e fiquei curioso para saber o que estavam fazendo nas escolas com o que eu faço. Deve ter alguma coisa que não estou vendo, e aí descobri que aquele material era muito útil”, afirmou. “Me sinto honrado de estar aqui com essa equipe tão grande de batalhadores pela educação. Vocês fazem um trabalho muito precioso, de importante função social”, contou.

Para a professora Edna Pinheiro, do CMEI Rosalba Dias, foi bastante proveitosa a palestra de Ivan Cabral para aprimorar o uso das charges em sala de aula. “Foi muito bom aprender novas horizontes e levar mais um meio de informação e leitura para as crianças”. A professora Dalvaneide da Costa, do CMEI Jesiel Figueiredo, afirmou que o relato das coordenadoras foi “muito significativo”. “Ouvir a vivência de professoras de outros CMEIS é muito proveitoso para acrescentar ao nosso trabalho, porque a gente vê o que pode acrescentar retomar, melhorar”, contou.

O PNAIC na Educação Infantil

De acordo com a coordenadora local do PNAIC Régia Silvestre “um dos objetivos de Programa ter sido ampliado para a Educação Infantil foi desenvolver a linguagem oral e escrita sem antecipar a alfabetização”. Ela explicou que a partir da valorização da cultural oral e escrita na Educação Infantil a criança é inserida no mundo dos textos brincando com a sonoridade das palavras e manuseando todo tipo de material escrito. “O processo de alfabetização tem início bem antes, não começa só no be-a-bá”, afirmou Thaysa Camargo, Chefe do Setor de Ações e Projetos da Educação Infantil.