19/07/2018 14:15
  • SMS participa de encontro para discutir Inovação na Atenção Psicossocial

A Secretaria Municipal de Saúde promove, em parceria com Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), o I Encontro Norte Rio-grandense de Inovação na Atenção Psicossocial: Cuidado Compartilhado em Rede, que acontece nesta quarta-feira (18), quinta-feira (19) e sexta-feira (20), durante o dia todo, no Auditório do HUOL.

De acordo com a psicóloga da SMS/HUOL, Elizabete Freitas, a intenção é discutir a construção e efetivação do trabalho de Saúde Mental em rede. “Esse trabalho já vem sendo construído desde 2016 na rede municipal junto com HUOL, o Laboratório de Inovação Tecnológica, entre outros parceiros. Realizamos oficinas, capacitações com profissionais da rede para desenvolver atividades compartilhando o cuidado, criação e desenvolvimento da ferramenta Gema (Gestão de Matriciamento Aplicado). Os profissionais discutem os casos, as necessidades, as agendas de trabalho com a Atenção Básica e a Especializada para potencializar esse cuidado”, destacou.

O encontro contou com Minicurso: o matriciamento e sua importância para o Cuidado Compartilhado e o Planejamento Assistencial; conferência sobre Inovação em Saúde: Construindo Estratégias para a Excelência do Cuidado; e as mesas: Parcerias Rumo ao Aperfeiçoamento do Cuidado Compartilhado, Gema, Telesaúde em Psiquiatria na Rede de Atenção psicossocial de Natal, parcerias institucionais e discussão.

O segundo dia, nesta quinta-feira, acontece as mesas: Urgência e Emergência Psiquiátrica em Natal: Avanços e propostas; Saúde mental< atenção Básica e suas: Territorialização e Estratégias de potencialização do Cuidado Compartilhado; discussão; e, oficina da Rede de Atenção Psicossocial. Na sexta-feira segue com continuação dos trabalhos, acordos e pactuações, encaminhamentos e avaliação da oficina e lançamento do módulo AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS) para a Atenção Psicossocial no Hospital geral.

Durante o evento foi lançado o Gema, aplicativo de gestão e comunicação do cuidado colaborativo em Saúde Mental, desenvolvido pelo LAIS da UFRN em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes e a Secretaria de Saúde de Natal. O objetivo é potencializar o cuidado colaborativo na saúde mental, o matriciamento, por meio de um canal de comunicação simples e direto entre os profissionais da Atenção Primária e da Saúde Mental.

O compartilhamento de casos entre as equipes de saúde é gerenciado por meio do Sistema Web, onde uma equipe de saúde primária solicita a uma equipe da saúde mental o apoio matricial para um caso mais complexo. Assim que a equipe especializada aceita essa solicitação, todos os profissionais das duas equipes formam um grupo privado que possibilita a discussão desse caso.

“O Gema, pioneiro no Brasil, foi implantado na Unidade de Saúde de Brasília Teimosa e Unidade Mista de Mãe Luiza. Em breve funcionará na Unidade de Planalto, para acompanhar e fortalecer a rede Atenção Psicossocial compartilhada, com pretensão de ampliar para todas unidades”, afirmou Elizabete.

O chefe da Divisão Médica do HUOL, Emerso Arcoverde, explicou que o Gema é um aplicativo que facilita o processo de matriciamento de saúde mental, que poderá ser utilizado para outras áreas. “Ele faz com que mesmo à distância se consiga conversar em diferentes serviços e setores que podem dar apoio na a saúde mental e você proporcionar uma assistência de qualidade”.