20/06/2018 14:20
  • Projeto sobre a Copa do Mundo modifica rotina na Escola Municipal Professora Joseane Coutinho
Adrovando Claro

Utilizar o acontecimento da Copa do Mundo Fifa 2018 na Rússia para desenvolver atividades pedagógicas e de interesse dos alunos. Esta é a proposta da professora Sayonara Kelly Lopes Brasil, que atua na Escola Municipal Professora Joseane Coutinho Dias. O projeto “Joseane na Copa” reflete a importância cultural e esportiva do mundial e a paixão do povo brasileiro pelo futebol no ambiente escolar. A Escola Municipal Professora Joseane Coutinho Dias está localizada na Avenida Cidade Praia, 1240 Lagoa Azul, Zona Norte.

De acordo com a docente, o projeto “Joseane na Copa” consiste em um álbum de figurinhas com diversas atividades, trabalhado com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental, formada por 21 estudantes. Segundo Sayonara Brasil o projeto surgiu da necessidade de levar a temática da Copa do Mundo para a sala de aula. Cada aluno da turma ganhou seu próprio álbum para realizar as tarefas.

A professora da turma explica que inicialmente seria um álbum de problemas matemáticos, mas para a alegria dos alunos, a pedagoga teve a ideia de criar também um álbum de figurinhas. “Surgiu a ideia de montar a seleção de astros do 4º ano B, ou seja, as figurinhas representam o rosto de cada aluno da turma. Eles se sentiram especiais e ficaram empolgados para completar o álbum”.

A docente da Rede Municipal de Ensino de Natal observou que na comunidade, os alunos não têm o hábito de colecionar figurinhas. “Achei interessante proporcionar essa oportunidade para eles, porque muitos não têm acesso pelos altos preços dos álbuns da Copa do Mundo”.

Elias Ribeiro Gomes, de 10 anos, explica como eles tem acesso as figurinhas. Ele conta que a professora criou uma moeda brincadeira chamada “Coutinho”, fazendo uma referência ao sobrenome da patrona da unidade de ensino. Cada cartela custa quatro “Coutinhos” e vem com cinco figurinhas. “Cada ponto que acertamos nas tarefas de classe, nós ganhamos um “Coutinho””. Eles vão comprando as figurinhas na medida da quantidade do seu dinheiro. “Tenho aprendido bastante sobre Matemática, Futebol e a Copa do Mundo. Meu álbum já está com 15 figurinhas”, disse o estudante.

A colega de turma, Andrielle Vitória Souza Chacon, de nove anos, conta que possui 12 figurinhas no álbum. “Estou gostando demais dessas atividades. Melhorei minha leitura e escrita. Estamos aprendendo e brincando ao mesmo tempo. Muito legal esse projeto. Procuro não faltar às aulas para acertar as tarefas e ganhar mais “Coutinhos””, contou a aluna.

De acordo com Sayonara, os alunos se sentem estimulados para participarem cada vez mais das atividades em sala de aula ou das tarefas de casa e aprendem sobre o espírito de lealdade com os colegas, trocando ou doando figurinhas. A professora conta ainda que o projeto ajudou a melhorar a frequência escolar da turma.

O álbum conta com várias atividades de leitura e escrita, interpretação de texto, ordem alfabética das palavras, atividades de pesquisa, em grupo e de pintar, resolução de problemas matemáticos e a seleção de astros do 4º ano B. Entre as atividades de classe valendo “Coutinhos” já realizaram leitura de poemas, produção de textos e concurso de desenho das bandeiras dos países.