06/06/2018 14:00
  • Prefeito Álvaro Dias recebe comissão de taxistas de Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias recebeu, nesta quarta-feira (6), no Palácio Felipe Camarão, uma comissão representando os taxistas da cidade. Os profissionais entregaram uma série de solicitações relativas a gestão do transporte urbano na capital potiguar. Ficou pré-agendada uma nova reunião, em 60 dias, para avaliação dos resultados obtidos no encontro.

Álvaro Dias determinou que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal – STTU inicie ações como um estudo para a revitalização dos pontos de táxi na capital, acompanhamento, pela própria secretaria, dos trabalhos executados pela equipe de fiscalização do setor e reforço de pessoal no Departamento de Operações, agilizando o atendimento aos motoristas. Além disso, a Prefeitura irá se reunir com a Procuradoria do Município para debater qual a melhor forma de regulamentação da Lei Federal 13.640/18, sancionada pelo Presidente da República. “Iremos ouvir a PGM e assessores sobre as opções existentes. Ou edição de um decreto, ou um Projeto de Lei”, explicou.

De acordo com a Secretária de Mobilidade, Elequicina dos Santos, apesar dos problemas com a quantidade reduzida de pessoal, os pleitos administrativos referentes a melhoria do atendimento aos taxistas serão executados com a maior brevidade possível. Ela citou que ações como as feitas em conjunto com a Secretaria Municipal de Tributação – SEMUT, que já testa a possibilidade de inscrição online dos taxistas para recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços), a facilidade de parcelamento de multas de transporte, também via sítio da SEMUT e outras medidas já torna menos burocrática a relação entre a entidade e os profissionais motoristas.

“É muito importante essa reunião para que o prefeito, que assumiu há pouco tempo, possa ter acesso a essas informações e também aos pleitos e reivindicações da categoria. Já estamos colocando em prática vários atos que irão beneficiar a todos”, comentou a Secretária, antecipando a realização de um curso para os Agentes de Trânsito, melhorando ainda mais o atendimento aos usuários e motoristas.

O presidente da Cooperativa dos Proprietários de Táxis de Natal, Genaro Torres Silva agradeceu ao Prefeito Álvaro Dias pela disponibilidade de receber a categoria, citou as reivindicações, entregou uma cópia da nova legislação federal e aprovou a nova reunião em 60 dias para avaliação dos resultados. “Estamos sofrendo muito com a concorrência desleal mas o que queremos hoje é a regulamentação da Lei Federal para que todos possamos sustentar as nossas famílias”, disse.