24/05/2018 11:08
  • Alunos fazem apresentação sobre Dom Nivaldo Monte no Parque da Cidade
Vilma Lúcia

Os funcionários do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte receberam os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, que funciona no bairro Pium, em Parnamirim, e tiveram uma grata surpresa. Após as explicações sobre as normas do Parque, como fazem normalmente, os funcionários assistiram uma apresentação feita por alunos e professores sobre Dom Nivaldo Monte, patrono do Parque da Cidade, dentro das atividades da disciplina de Literatura. Na apresentação, os estudantes resumiram quem foi Dom Nivaldo Monte, baseados na biografia do religioso, contada no livro “O Semeador da Alegria”, do advogado, poeta e escritor Diógenes da Cunha Lima. Eles leram trechos de poemas, trovas, sonetos e a aluna Júlia Vitória cantou a música Acalanto, escritos por Dom Nivaldo Monte.

Alunos do 1º ao 5º ano, as crianças e adolescentes, orientados pela professora Antônia Erbênia, estão estudando sobre a vida do ex-arcebispo de Natal, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado este ano com diversas atividades. Os estudantes leram trechos dos livros publicados por Dom Nivaldo que, além da vida religiosa, era escritor, poeta e compositor. A escola foi fundada na década de 80, quando o religioso deixou o arcebispado e passou a dedicar-se à comunidade de Pium e doou o terreno para a criação de uma escola. A vice-diretora da escola, que é moradora do bairro, conviveu com Dom Nivaldo ainda na infância e relata como ele era. “Dom Nivaldo Monte tinha um carinho muito grande pelos moradores do bairro Pium, visitava casa por casa, dava orientações espirituais, ensinava como fazer hortas comunitárias e ajudava como podia”, relembrou a professora. Para ela, trazer os alunos para conhecerem um ambiente rodeado de natureza como é o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, é muito enriquecedor para eles. “Ainda mais porque aqui a gente sente a presença de Dom Nivaldo Monte, que era muito ligado à natureza”, finaliza.

A chefe do Centro de Educação Ambiental, Jamila Lorena Pereira Brasil, falou em nome da equipe do Parque da Cidade e agradeceu a presença de todos, que apresentaram um trabalho belíssimo. “Ficamos muito honrados com a visita e a apresentação de todos vocês. Foi muito enriquecedor para nós também, porque estamos acostumados a sempre fazer a apresentação sobre o Parque da Cidade e sobre Dom Nivaldo Monte para os visitantes e hoje eles nos surpreenderam com uma bela apresentação e melhor ainda, sobre literatura, que é uma disciplina e estimula à leitura. Parabéns aos alunos e aos professores pelo trabalho”, disse Jamila.

Os alunos e professores também conheceram outros ambientes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, como a biblioteca e sala de exposição dos animais empalhados.