14/05/2018 17:33
  • Curso de vendas abre novas perspectivas para mulheres

Depois de cerca de dois meses, as alunas do curso de vendas oferecido pelo Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser – equipamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) – participaram na tarde dessa segunda-feira (14) da solenidade de encerramento de suas atividades. Foram 160 horas dedicadas ao aprendizado de técnicas de abordagem ao cliente, como realizar uma venda, como prestar atendimento de pós-venda, além de noções básicas sobre marketing, empreendedorismo e outros temas afins. A iniciativa é uma parceria entre a SEMUL e Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTAS), através do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional.

A titular da SEMUL, Andréa Ramalho, começou a conversa com as alunas relembrando os tempos em que era adolescente e aprendeu a vender com o avô, Radir Pereira, proprietário de loja de eletrodomésticos. “O meu avô me ensinou que para sermos boas vendedoras precisamos dar o nosso melhor e também conhecer bem o que vamos vender”, pontuou a secretária para as alunas.

Voltado exclusivamente para mulheres, o curso também abordou assuntos como a autoestima, autoconfiança e autonomia, para que as mulheres pudessem se sentir encorajadas a desenvolver as habilidades inerentes à atividade de vendedoras. Apesar do CREN ser um equipamento cujo atendimento ser voltado para mulheres em situação de violência doméstica, o curso foi aberto às mulheres de um modo geral.

A oferta de cursos a mulheres pelo CREN visa contemplar a um dos pilares da SEMUL que é estimular a conquista da autonomia socioeconômica para que alcancem sua independência nas diferentes esferas da vida e, em muitos casos, consigam romper com o ciclo de violência doméstica e familiar em que estão inseridas. A dependência financeira do companheiro é um dos principais motivos pelos quais muitas mulheres não conseguem sair de relacionamentos abusivos e violentos.

“Esse é um dos papéis do poder público: contribuir para reforçar a autonomia financeira e a cidadania das pessoas, e é por isso que estamos aqui hoje, para que essas mulheres possam reforçar suas rendas, se empoderem, tomem as rédeas de suas vidas e sigam adiante”, reforçou Andréa.

Com a participação no curso de vendas para mulheres, a professora Graça Silva, 46, encontrou uma nova perspectiva para sua vida: cuidadora de crianças e idosos, ela abriu os horizontes para outras atividades profissionais. “Eu acabei de fazer um curso de pintura e agora, com esse curso de vendas, me sinto preparada para vender meus produtos e também para o mercado de trabalho, posso ainda trabalhar com telemarketing e até, futuramente, abrir meu próprio negócio”, planeja.

Já a estudante Diana Kelly Lima, 28, conta que acabou com toda a inibição com que chegou nos primeiros dias. “Aqui apendi a me comunicar melhor, a me expressar. Entendi como acontece uma venda, como fazer uma pós-venda, como funciona o telemarketing. Estou preparada para voltar ao mercado de trabalho, agora sou outra pessoa”, festeja.

A autônoma Irismar de Souza já comemora os resultados do curso: está participando de uma seleção para trabalhar como vendedora de ingressos na Arena das Dunas: “Estou muito animada, esse curso foi um pulo na minha vida, eu já tinha trabalhado como vendedora, mas agora estou mais segura sobre como me portar na profissão”.

Novos cursos no CREN

Já estão abertas as inscrições para o curso de recepcionista para mulheres também oferecido pelo CREN. As aulas começam no próximo dia 28 e vão até 08 de agosto, todos os dias das 13 às 17h, totalizando 200 horas. Para participar, a mulher precisa ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano e deter algum conhecimento em informática.

Na metodologia estão previstas atividades para que a aluna seja preparada a trabalhar em todos os tipos de empresas de diferentes portes e segmentos. Para tanto, serão desenvolvidas técnicas de recepção, qualidade no atendimento telefônico, organização de agendas, controle de compromissos e gerenciamento de tarefas, fluxo de entrada e saída de documentos.

Os cursos a serem oferecidos pelo CREN no segundo semestre deste ano terão como foco tipologias voltadas para o empreendedorismo e a gestão de negócios. A ideia é atender todas as mulheres, independente da escolaridade e com perfil de empreendedoras.

As formações profissionais oferecidas pelo CREN visam contribuir para o reforço da renda das mulheres, mas também fomentar a emancipação e a consciência social delas, pontos fundamentais para a superação da dominação histórica vivenciada e requisitos imprescindíveis para o alcance concreto da igualdade de gênero.

As mulheres podem levar seus filhos pequenos. Eles ficam na brinquedoteca acompanhados pela orientadora social, enquanto a mãe participa do curso.

Informações e inscrições: 3232.4875, 3661.8332 e 0800.281.8000.