10/05/2018 16:30
  • Curso de vendas para mulheres é concluído e são abertas inscrições para curso de recepcionista

Nesta segunda-feira (14) acontece a conclusão do curso de vendas para mulheres promovido pelo Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), equipamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL). A solenidade de encerramento começa a partir das 14h na sede do CREN, localizada na Avenida Bernardo Vieira. O curso contou ao todo com 160 horas. A iniciativa é da SEMUL em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTAS), através do seu Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional.

E já estão abertas as inscrições para o curso de recepcionista para mulheres também oferecido pelo CREN. As aulas começam no dia 28 de maio e vão até 08 de agosto, todos os dias das 13 às 17h, totalizando 200 horas. Para participar, a mulher precisa ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano e deter algum conhecimento em informática.

Na metodologia estão previstas atividades para que a aluna seja preparada a trabalhar em todos os tipos de empresas de diferentes portes e segmentos. Para tanto, serão desenvolvidas técnicas de recepção, qualidade no atendimento telefônico, organização de agendas, controle de compromissos e gerenciamento de tarefas, fluxo de entrada e saída de documentos.

Os próximos cursos a serem oferecidos pelo CREN no segundo semestre deste ano terão como foco tipologias voltadas para o empreendedorismo e a gestão de negócios. A ideia é atender todas as mulheres, independente da escolaridade e com perfil de empreendedoras.

A oferta de cursos a mulheres pelo CREN visa contemplar a um dos pilares da SEMUL que é estimular a conquista da autonomia socioeconômica para que alcancem sua independência nas diferentes esferas da vida e, em muitos casos, consigam romper com o ciclo de violência doméstica e familiar em que estão inseridas. A dependência financeira do companheiro é um dos principais motivos pelos quais muitas mulheres não conseguem sair de relacionamentos abusivos e violentos.

“Pretendemos, com esta iniciativa de efetivar cursos de formação e qualificação profissional, não só  contribuir para o reforço da renda das mulheres, mas também fomentar a emancipação e a consciência social delas, pontos fundamentais para a superação da dominação histórica vivenciada e requisitos imprescindíveis para o alcance concreto da igualdade de gênero. Desta forma, queremos trazer para o CREN não só as mulheres que se encontram em situação de violência, mas também outras mulheres que desejem incrementar sua renda, pois sabemos que muitas famílias dependem da mulher para sobreviverem”, pondera a secretária da SEMUL Andréa Ramalho.

Ao participar dos cursos do CREN, as mulheres com filhos pequenos podem levá-los. Eles ficarão na brinquedoteca acompanhados pela orientadora social, enquanto a mãe assiste às aulas. Também é disponibilizado atendimento psicossocial às mulheres atendidas pelos cursos.

Informações e inscrições: 3232.4875, 3661.8332 e 0800.281.8000.