17/04/2018 16:19
  • Defesa Civil Municipal se mantém em alerta monitorando e atendendo ocorrências na capital

Devido as fortes chuvas que vêm sendo registradas em Natal, a Defesa Civil Municipal está em sistema de alerta 24h, monitorando áreas de risco e atendendo ocorrências registradas no âmbito da capital. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) mantêm as equipes do serviço ordinário e determinou que todos os agentes de Defesa Civil que estão de folga se mantenham de sobreaviso para qualquer possibilidade de ampliação do efetivo de serviço.

Durante a madrugada e o dia de hoje (17), as equipes de plantão já registraram algumas ocorrências, porém nenhuma delas com vítima. Entre as atuações notificadas estão o afundamento de uma galeria de rede de águas pluviais na Avenida Presidente Raniery Mazile, no bairro de Felipe Camarão; duas árvores caídas, sendo uma na Avenida Salgado Filho, no Tirol, e outra na Rua João Pessoa, na Cidade Alta; alagamento na Travessa Arco Íris, no bairro de Felipe Camarão; e o desabamento de uma marquise na Rua Adolfo Gordo, em Cidade da Esperança.

Nessas situações, primeiramente os agentes agem isolando o local da ocorrência no sentido de evitar a aproximação de pessoas e veículos com intuito de diminuir os riscos causados pelo sinistro. Os órgãos responsáveis pela resolução dos problemas são informados pelos agentes da Defesa Civil. No caso de queda de árvores, a Defesa Civil age em parceria com o Corpo de Bombeiros removendo o possível obstáculo ao tráfego regular de automóveis ou a integridade física de pessoas.  Também nas situações de alagamento, que se coloca em perigo vidas humanas ou invasão das águas em residências, os agentes estão trabalhando na drenagem.

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, informou que a Defesa Civil está com três viaturas circulando no atendimento a ocorrências. O secretário adiantou que não foi registrada nenhuma ocorrência que colocasse em perigo vidas humanas, porém pontos de alagamento em vias de circulação de veículos foram notificados ao longo do dia.

Outro ponto importante é que as principais lagoas de captação de águas pluviais estão passando por monitoramento constante, sendo observado o funcionamento das bombas de sucção e o nível de água. Uma lagoa de captação, situada na lateral da Avenida Ayrton Senna, no bairro de Neópolis, chegou a transbordar, mas já existe equipe no local para resolver a ocorrência.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população. Qualquer situação nesse sentido a população pode acionar a Defesa Civil.

TRÂNSITO

A STTU está com 50 agentes de mobilidade, cinco viaturas e 17 motocicletas nas ruas para dar apoio às ocorrências de trânsito relacionadas a chuvas. Para contactar a STTU é só ligar, gratuitamente, para o 156.