27/03/2018 10:44
  • Pesquisa do PROCON Natal aponta aumento no preço dos ovos de páscoa
Divulgação

O PROCON Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - da Prefeitura do Natal, realizou pesquisa de preços dos ovos de chocolate para a Páscoa, constatando um aumento médio de 9,94% em comparação com o mesmo período de 2017. Quanto às caixas de bombons, foi constatado redução na média de 2,90% considerando a relação das duas semanas pesquisadas. No comparativo anual em relação a 2017, houve um aumento em média de 14,46%.

A pesquisa foi realizada no período de 05 a 08 e 12 a 15 de março, abrangendo 45 tipos variados de ovos e chocolates das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e quatro tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Arcor, Garoto e Nestlé. A equipe de pesquisadores do PROCON NATAL percorreu 20 estabelecimentos de Natal (supermercados, hipermercados, lojas de departamento e lojas especializadas) com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período, e também, para verificar possíveis diferenças de preços entre os estabelecimentos.

Uma das constatações desta pesquisa é que os preços de 37 marcas de ovos de chocolate e duas caixas de bombom tiveram redução de preço médio em relação à pesquisa da semana anterior. E isso demostra que na véspera da páscoa a tendência dos preços e baixar.

Das marcas pesquisadas, levando em conta a variedades de ovos a disposição dos consumidores, a Lacta foi a que teve maior redução dos preços de seus produtos comercializados. Todos seus produtos reduziram o preço. A Garoto com (84,61%) de seus produtos e a Nestlé com apenas (64,28%) na variação semanal.

DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGA A 54,91% NA PRIMEIRA SEMANA

A pesquisa constatou uma diferença muito grande entre os estabelecimentos pesquisados, por exemplo, na primeira semana pesquisada encontrou uma diferença de 54,91% no chocolate infantil da Nestlé com brinquedo de 150g. O menor preço foi R$ 30,98 e o maior preço R$ 47,99. E na caixa de bombom Arcor 171g, o maior preço foi R$ 9,99 e o menor preço R$ 4,99, apresentando uma variação de 100%.

DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGA A 57,15% NA SEGUNDA SEMANA

O mesmo produto o chocolate infantil da nestlé na segunda semana foi encontrado uma variação de (57,15%) com o maior preço de R$ 47,99 e o seu menor preço de R$ 34,99 e a caixa de chocolate Arcor com variação de 46,09%, com os preços de R$4,99 e R$7,29 respectivamente, menor e maior preço.

O Procon Natal recomenda aos consumidores que para garantir o chocolate da páscoa uma pesquisa para conferir os preços antes de comprar. Uma vez que todo ano  última hora os estabelecimentos não tem mais uma grande variedades de seus produtos.

As tabelas completas, com preços por produto e estabelecimentos, estão disponíveis para consulta em www.natal.rn.gov.br/procon.