16/03/2018 16:16
  • Cursos Profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Natal já beneficiaram 20 mil pessoas

Maria da Conceição Pereira da Silva, 38 anos, três filhos, moradora do Planalto. Mãe, dona de casa, professora e “dona do próprio salão de beleza” (como ela faz questão de ressaltar com orgulho). A história de Maria da Conceição se junta a de milhares de outras pessoas beneficiadas com os Cursos Profissionalizantes Gratuitos promovidos pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Desde 2015 já foram ofertadas, aproximadamente, 20 mil vagas, uma média de 20 turmas por mês. Somente no ano passado, três mil pessoas receberam os certificados de conclusão de cursos como Recepcionista, Atendente de Farmácia, Iniciação a Informática, Rotinas Administrativas, Manicure e Pedicure, Corte de Cabelo, Bolos Artísticos, Bordado, Doces e Salgados e Pintura em Tecido.

Todas as vagas são destinadas aos cidadãos atendidos pelas instituições que compõem a Rede Socioassistencial do município, às pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (acima de 16 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho.

“Posso dizer sem a menor dúvida que os cursos oferecidos pela prefeitura mudaram a minha vida. Ser mulher não é fácil, ainda mais se quiser conquistar uma vaga em um setor que há muito tempo era dominado por homens. Quando comecei sempre ouvia alguém dizer: 'quem sabia fazer esse trabalho bem eram os homens. Mulher não sabia cortar cabelo'. Mas, isso só me dava forças para continuar e ir além”, ressalta Maria da Conceição.

Empreendedorismo

Os Cursos de Qualificação Profissional fazem parte dos Programas Qualificar Natal e Telecentro, promovidos pela gestão municipal. Administrados pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) da Semtas, os cursos, atualmente, têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

“Os cursos oferecidos pela Prefeitura do Natal vão além da qualificação profissional. Nossa preocupação é ofertar oportunidades que tornem o aluno preparado para o mundo do trabalho. O objetivo é utilizar uma metodologia inovadora de educação empreendedora. Durante as aulas, buscamos oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. A ideia é oferecer oportunidades que o qualifique para o trabalho que ele vai exercer no futuro. Quando um aluno participa do curso de corte de cabelo, oferecemos outros cursos nesta área, como barbearia, por exemplo, para que no final do curso, ele se torne um profissional completo. Ações de gestão profissional são importantíssimas, pois dá ao aluno a possibilidade de aprender a progredir na atividade que escolheram, e a cumprir as suas funções de forma mais eficaz”, explica a Diretora do DDQP, Margarete Pereira.

Da época em que recebeu seu primeiro certificado como aluna, até hoje, como instrutora do curso de corte de cabelo, no Centro Público da Cidade Alta, Maria da Conceição revela ser gratificante poder compartilhar a mudança que os cursos trazem à vida das pessoas. “Essas cursos transformam a vida das pessoas para melhor. Aqui tive acesso a um mundo de possibilidades que eu jamais poderia imaginar. Participar como aluna e hoje como professora mudou a minha vida. Quando conquistei meu certificado e depois fui convidada para ser instrutora, digo que foi um presente que a vida me deu. Criei meus 3 filhos com o trabalho que conquistei. Alguns alunos chegam aqui com baixa autoestima, achando que talvez não consigam e, quando fazem o primeiro corte de cabelo tudo se transforma, o olhar, o sorriso a postura. Aprendem o que é ter comprometimento, responsabilidade e até como se comportar em certas situações. Elas se tornam protagonistas da vida delas, viram outra pessoa depois das aulas. Isso é muito gratificante”, diz.

A vida é mesmo um ciclo, e hoje, Maria da Conceição Pereira da Silva, se orgulha de retribuir a oportunidade que recebeu, contratando para trabalhar em seu salão, alunos que se destacaram durante o curso. “Me reconheço em cada um dos alunos que passa por aqui com os mesmos sonhos que eu tinha. Sempre sonhei em ter um salão. Não queria muita coisa, apenas uma cadeira, um espelho e ferramentas para trabalhar. E olha onde cheguei. Hoje tenho o meu próprio salão de beleza, muito bem estruturado. A oportunidade que eu tive através desses cursos me abriu portas no mercado de trabalho. Da mesma foma que foi bom para mim quero que seja para os outros também. Sempre digo para os meus alunos, o que é bom a gente replica. Só tenho a agradecer. Muito obrigado prefeito, por colocar em prática cursos que mudam a vida de muitas pessoas”, finaliza.