13/03/2018 10:11
  • Intervenções poético-visuais, sarau, shows e feira de livros são atrações do Dia da Poesia
Alex Régis/Arquivo

Intervenções poéticas, apresentações musicais, cordel e exposições vão marcar as comemorações do Dia Nacional da Poesia, a partir desta quarta-feira (14). A programação elaborada pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte), vai até sábado (17) reunindo os mais variados estilos, vertentes e segmentos.

As atividades começam nesta quarta-feira, às 9h, na galeria Newton Navarro, quando o espaço ficará aberto para que os poetas e artistas façam intervenções visuais de seus poemas nas paredes da galeria. A ação contará com um mediador fornecendo pincel, tinta e lápis de cor. Os trabalhos poético-visuais ficarão expostos até o Dia do Artista Plástico, comemorado em 8 de maio.

As atividades ao Dia da Poesia acontecem também no Centro da Cidade (Praça Padre João Maria) em parceria com a Estação do Cordel. Haverá mesa de Glosa sobre Leandro Gomes de Barros, João Redondo cantando parabéns no aniversário do projeto Estação do Cordel e feijoada poética com Dança do Cordão do Boi Misterioso.

Dentro da programação acontece também o lançamento do concurso para alunos da rede pública sobre Sextilhas em homenagem a Leandro de Barros, considerado o Príncipe dos Poetas, criador da Literatura de Cordel. O paraibano, nascido em Pombal, inovou nas rimas e na publicação e distribuição de seus poemas.

Na sexta-feira (16), a galeria Newton Navarro recebe uma feira de editoras locais em parceria com os Jovens Escribas. No sábado (17) haverá atividades no espaço Cultural Jesiel Figueiredo, na Zona Norte, às 18h, com cantoria das renomadas violeiras Mocinha de Passira e Minervina Ferreira, ao lado do violeiro Amâncio Sobrinho.

Também no sábado (17), na Zona Sul (Ponta Negra), tem Sarau Poético com presenças de Luna Vitrolira (PE), Regina Azevedo (RN), Drika Duarte (RN), Lau Siqueira (PB) e convidados. Às 20h, tem show de Khrystal. O espaço Duas fica na rua Praia Diogo Lopes, 2197, próximo à praça do disco voador.

Nesta quarta-feira, o jornal Tribuna do Norte publica a tradicional página dedicada ao Dia Nacional da Poesia, com destaque para os poetas potiguares, numa seleção organizada e editada pela Secretaria de Cultural de Natal e apoio da Tribuna do Norte.