Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/03/2018 10:09
  • Médicos participam de capacitação sobre manejo clinico de arboviroses
Divulgação

Médicos das redes de urgência e emergência do município participaram, nesta terça-feira (13), de uma capacitação sobre manejo clínico de arboviroses, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Mais de 100 profissionais das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs Pajuçara, Potengi, Cidade da Esperança e Zona Sul) e do Hospital Municipal de Natal participaram do evento.

A diretora do DVS Natal, Juliana Araújo, explicou a importância desse tipo de evento. “É uma capacitação que serve para que os profissionais da rede de urgência e emergência possam otimizar os atendimentos para a população. É uma forma de qualificarmos os profissionais que estão na ponta, como forma de melhorar cada vez mais a assistência prestada aos munícipes de Natal”.

Durante o evento, o médico infectologista Kleber Luz, que foi o palestrante da capacitação, falou sobre as maneiras que os profissionais da rede municipal devem realizar o atendimento nos mais diversos períodos, quando muitos ou poucos casos podem ser registrados. “A organização do fluxo de trabalho em momentos de calmaria, muitas vezes acabam não servindo em momento de maior quantidade de atendimentos. Por isso é preciso haver essa preparação para todos os momentos”.

Arboviroses são as doenças causadas como dengue, zika, chikungunya, que são transmitidas pelo Aedes aegypti. Em Natal, a SMS trabalha com o Vigiadengue, que é um sistema de monitoramento ativo com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses, tendo como finalidade a identificação de áreas de maior risco para a ocorrência de surtos e epidemias.

Saúde investe na capacitação de profissionais da atenção básica

Oferecer o melhor serviço de saúde possível para a população. Esse é o objetivo da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, os profissionais da rede passam por uma série de diversos tipos capacitações todos os meses.

Em 2017, foram 31 capacitações apenas na Rede de Atenção Básica, levando em conta também os cursos, oficinas, fóruns, conferências, seminários, simpósios e congressos, inclusive de nível internacional, como o Congresso Latino Americano de Odontologia para Pacientes Especiais, que contou com 65 servidores da SMS.

Entre as capacitações, destaca-se, por exemplo, as que abordaram a implementação do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC) nas unidades de saúde, tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

Dentre outros, os servidores também foram capacitados em: Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP) e Método para Registro Clinico Orientado por Problemas (SOAP); Capacitação em atendimento às pessoas com deficiência com ênfase no paciente autista; Teste do Reflexo Vermelho (Teste do olhinho); Triagem Neonatal - Teste do Coraçãozinho; e Linha de cuidado à criança e suas famílias em situação de violência.

“A área da atenção básica está em constante atualização. Por isso a SMS sempre buscar oferecer essas capacitações para que os profissionais da rede possam prestar um serviço para a população com o existe de mais atual”, destacou Ana Paula Queiroz, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS.