19/12/2017 16:02
  • Reunião de gestores avalia ano letivo de 2017
Manoel Barbosa

Momentos de confraternização, reflexão, trocas de experiências e avaliação marcaram a última reunião de gestores do ano de 2017, na tarde desta segunda-feira (18), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) com a participação dos diretores pedagógicos e administrativos das 146 unidades de ensino da Rede Municipal.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, e a adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos, conversaram algumas ações positivas da Rede Municipal de Educação, como o incentivo as formações dos gestores, coordenadores, professores e assessores da Rede, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos centros de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental, fortalecimento na área de Tecnologia da Informação (TI), inauguração de novas unidades de ensino, conselhos escolares e eleição direta dos diretores, diálogo com as instituições por meio do Gabinete Itinerante, parcerias, o trabalho da Ronda de Proteção Escolar, premiações dos professores, gestores e alunos da Rede e a melhoria da matrícula em 2017, totalizando mais de 52 mil alunos matriculados.

“Obrigada pelo trabalho e dedicação de cada um que faz a Rede Municipal de Educação de Natal. Temos excelentes professores, gestores e equipe pedagógica e técnica da SME. Estou muito feliz em encerrar mais um ano com muitos avanços na Educação”, agradeceu a professora Justina Iva.

A diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Maria Luciene Urbano de Barros, conduziu um momento de avaliação, onde cada gestor parabenizou as ações da Educação, criticou ou sugeriu novas ideias para melhorar os trabalhos no ano de 2018. “Os gestores escreveram em uma fichinha suas ideias e depois foi lido a opinião de todos para o público presente. Esse exercício vai nos ajudar para os próximos momentos de planejamento, avaliação e aprendizagem”, explicou a professora Luciene Urbano.

O encontro contou também com a participação da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Andreia Ramalho Pereira de Araújo Alves, que conversou os assuntos da Lei Nº 6.687 de 30 de Junho de 2017, sancionada pela Câmara Municipal de Natal, que dispõe sobre a criação do programa Lei Maria da Penha vai à Escola com o objetivo de divulgar noções básicas da Lei, no âmbito das Escolas Municipais de Natal.

“Vamos nos unir Educação e Semul para o combate à violência contra as mulheres. Conto com o apoio de todos vocês gestores e professores e equipe da SME. Temos que trabalhar o respeito humano desde as crianças, só com a Educação que poderemos ter um mundo melhor”, afirmou Andreia Ramalho.

“Temos que fazer o nosso trabalho com mais amor, e também cobro da SME mais aproximação da parte administrativa com os gestores. Porém temos que agradecer de ter uma parceira como a professora Justina, com ela conseguimos dialogar, planejar e trabalhar. Também elogio e agradeço o apoio pedagógico dado pela professora Ednice Peixoto (diretora do DEF). Vamos nos unir, tentar entender o próximo, lutar e mostrar que a nossa Educação de Natal faz a diferença e é a melhor, porque todos nós fazemos parte dela, declarou o gestor administrativo e financeiro da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti, Clésio Nunes de Souza.