15/12/2017 16:14
  • Projeto Nossa Orla encerra atividades neste sábado na praia da Redinha

O “Nossa Orla” será encerrado neste sábado (16) na Praia da Redinha, com a divulgação dos vencedores do concurso do Festival de Ginga, que acontece das 10h às 17h. O Nossa Orla é uma realização da Prefeitura do Natal, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e integra a programação do Natal em Natal.

O objetivo do projeto Nossa Orla, que está em sua terceira edição é promover oficinas, palestras e ações culturais em conjunto com escolas do município, UFRN, IFRN, UNP, UERN, demais secretarias municipais e iniciativa privada. A secretária municipal de Turismo, Christiane Alecrim afirma que o projeto em 2017 foi um sucesso e vai usar a experiência desse ano para aprimorar as atividades da próxima edição.

Festival da Ginga.

Uma das atrações do projeto é o Festival da Ginga. Neste ano ele está sua segunda edição, trazendo variedades do tradicional prato que é considerado patrimônio imaterial de Natal, a ginga com tapioca. Durante o festival os 11 boxes e 15 quiosques participantes estão oferecendo os mais saborosos pratos, entre eles coxinha de ginga, crepe, panqueca, cuscuz, pastel, bolinho, picado, ginga com macaxeira, ginga com batatas fritas, queijo de coalho e a inovação, a única sobremesa de ginga feita na Redinha, que é o beijinho de ginga.

O evento acontece no mercado da Redinha das 10h00 às 17h00 horas e a comissão julgadora formada por 5 profissionais da gastronomia potiguar, David Batista – UNP, Adriana Lucena – Jornalista da Tribuna do Norte, Walei Marcolino – SENAC, Carolina Vergara – UNP E Joice Braz – UNP, vai divulgar o resultado do concurso. A comissão escolheu os três melhores pratos, onde serão premiados: 1º lugar – 1 fogão, 2º lugar – 1 microondas e 3º lugar – 1 multiprocessador. Todos os inscritos receberão um certificado de participação.

Concurso Colorindo Natal

Durante o ano, foram oferecidas algumas oficinas sobre o turismo para escolas municipais localizadas no entorno da Orla para prepara-las para o projeto. São elas: Henrique Castriciano, Josefa Botelho, Laura Maia, Noilde Ramalho, Nossa Senhora dos Navegantes, Santos Reis e São José. As escolas participaram do concurso “Colorindo Natal”, uma forma de integrar as crianças e adolescentes da rede pública municipal à paisagem de Natal.

No mapa criado pelos artistas plásticos Flávio Freitas e Roberto Medeiros, há elementos representativos da cidade, como o monumento do Parque da Cidade, o Forte dos Reis Magos, o letreiro da praia de Areia Preta, entre outros pontos, e personagens como o peixe, o sol e o pescador, além de mostrar a localização geográfica entre o rio Potengi e o mar. O mapa foi entregue às crianças e aos jovens para eles colorirem de acordo com a criatividade de cada uma.

O concurso foi idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo, e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, dividido em duas categorias: infantil e infanto-juvenil. Os trabalhos foram analisados por uma comissão julgadora composta por 5 membros: Adelino Nunes Pereira Neto – SETUR, Roberto Bezerra de Medeiros – SECULT, Riccelli de Araújo Medeiros – SME, Maria de Fátima Mendonça – SME e Damião Cézar de Azevedo – SME.

Parceiros:

Participam do projeto as secretarias de Educação (SME), Segurança e Defesa Social (Semdes) Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Administração (Semad), Esportes e Lazer (SEL), Comunicação Social (Secom), Serviços Urbanos (Semsur), Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Planejamento (Sempla), Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Ministério do Trabalho, Procon Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Universidade Potiguar (UNP).

O projeto conta com várias empresas parceiras, são elas: Claro, Supermercado Favorito, Nutrivida, Telepesquisa, Servgráfica, Ster Bom, Pizza Hut, Cirúrgica Bezerra, Grupo Crasol, Harabello, Candy Pop, Don Nemésio, Cruz Vermelha, Banco do Brasil, Lions Club, Royal Prestige, Cesar Treinamento Funcional e Fecomércio, além dos vereadores Nina Souza, Robson Carvalho, Sueldo Medeiros e Ubaldo Fernandes, a quem a secretária agradece pelo apoio.

Programação cultural
Flauteando – 10:00

Grupo de violões/Dança de Rua – 10:20

Capoeira – 10:40

Ilha da música – 11:10

Lázaro Cunha – 12:10

Vira Mundo Potiguar – 13:10

Além disso, haverá aulas de zumba oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).