30/10/2017 15:41
  • Natal Cidade Inteligente e Humana é apresentada na WCID 2017
Divulgação

O Programa Natal Cidade Inteligente e Humana, desenvolvido pela Prefeitura do Natal com o apoio do Instituto Metrópole Digital da UFRN, integrou a pauta de discussão do IV Workshop sobre Cidades Inteligentes - WCID 2017, que aconteceu nos últimos dias 26 e 27, no próprio IMD.

O programa é desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento e foi apresentado no evento pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Sempla, Irani Santos. "O objetivo do programa é promover a cooperação no conhecimento e inovação, por meio de ações integradas para o desenvolvimento de soluções Urbanas inovadoras, como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde, educação, entre outras áreas", explicou ela.

Irani historiou sobre o programa, que teve início em 2015 com a sensibilização para o tema e a criação de uma “onda de entusiasmo, que determinou o engajamento dos atores do ecossistema de inovação local e a consequente adesão ao programa". Alguns eventos de mobilização foram realizados e, em setembro daquele ano, foi assinado "o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e UFRN-IMD, estabelecendo as bases de operacionalização do programa".

Além da UFRN-IMD, o programa conta com a participação do professor-doutor português Álvaro de Oliveira, que é coordenador mundial da Rede de Human Smart Cities. Natal está se transformando, segundo Irani, em um laboratório vivo e, em 2021, " queremos transformar a cidade numa referência nacional e internacional na área de Cidades Inteligentes e Humanas, estabelecendo relacionamento no domínio da pesquisa, inovação e melhores práticas".

A parceria da Prefeitura com a UFRN-IMD está caminhando nesse sentido. Natal está filiada à IEEE Smart Cities e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, criou o Programa Natal Cidade Inteligente e Humana e aprovou junto à Câmara Municipal a Lei de criação do Parque Tecnológico, que possibilitou que a UFRN criasse o seu Parque Tecnológico Metrópole Digital.

No próximo ano, a cidade sediará o Campus Party Natal, a maior experiência tecnológica do mundo e deverá, ainda, realizar um show case de cidades inteligentes e humanas em, para servir de referência Nacional, através de parcerias com órgãos Federais e internacionais.

O Programa Natal Cidade Inteligente e Humana está dentro do Plano Plurianual 2018-2021. Segundo Irani Santos, está previsto projeto piloto no campo da "Iluminação Inteligente de Natal e da Mobilidade e integração do transporte urbano", além de outros projetos estruturantes, como a "Eficiência Energética e Energia Alternativas, Iluminação Inteligente, Mobilidade e integração do transporte urbano, Saúde Digital - Implementar plataforma e serviços para melhorar qualidade e reduzir custos do Sistema de Saúde de Natal, Sistema de nova educação integrando as novas metodologias pedagógicas com ferramentas de TICs: robótica, arduino, drones,etc, Implementar a Incubadora de Impacto Social 'Ribeira Living Lab' e Ampliar a utilização do Software e-cidade