10/04/2014 18:25
  • Prefeitura avança para unificar bilhetagem eletrônica e fazer a licitação do transporte público
Alex Régis

A Prefeitura do Natal já está atuando para unificar a bilhetagem eletrônica, realizar a licitação do transporte público da cidade e estabelecer o Plano Municipal de Mobilidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e a Procuradoria Geral do Município (PGM) coordenam essas ações e contarão no desenvolvimento delas com a consultoria do Instituto para Desenvolvimento do Sistema de Transporte (Idestra), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Na manhã desta quinta-feira (10), o secretário-adjunto de Transporte, Clodoaldo Cabral, e o procurador-geral do Município, Carlos Castim, reuniram-se acompanhados de técnicos dos seus órgãos com representantes do Idestra para tratar da parceria. Pela Oscip, participaram da reunião desta quinta, na sede da PGM, os consultores Cláudio de Senna Frederico, Stenio Franco e João Vicente Gaido.

A proposta de parceria entre Prefeitura e Idestra já vem sendo tratada há pelo menos três semanas, a partir de uma audiência que teve a participação do prefeito Carlos Eduardo, no gabinete dele na Prefeitura. Com o mesmo intuito de buscar soluções para o setor em Natal, o prefeito e o procurador Carlos Castim também se reuniram na semana passada com membros da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), em São Paulo.

Segundo o procurador Carlos Castim, o contrato do Município com o Idestra deve ser fechado nas próximas semanas. Os técnicos do Instituto, no entanto, já estão debruçados sobre a rede de transporte em Natal para uma análise preliminar. “O prefeito Carlos Eduardo decidiu contratar a consultoria por enxergar a necessidade de dispor de um maior suporte técnico por parte de uma instituição que já tem experiência comprovada em soluções para o transporte público de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro”, explica ele.

A vinda dos técnicos do Idestra a Natal para a discussão da nova modelagem do Sistema Inteligente de Transporte (ITS, na sigla original, em inglês), diz o titular da PGM, mostra que a bilhetagem unificada já começou a ser implementada na prática. O ITS é a ferramenta que vai permitir à Prefeitura um melhor controle e segurança de acesso às informações que serão transmitidas à Semob pelos operadores do transporte público de Natal, referentes à venda dos bilhetes.

O procurador-geral do Município admite que a bilhetagem unificada já poderia estar em operação, não fosse a estratégia inicial adotada de tentar aproveitar o sistema que já funciona para os ônibus. A ideia acabou não tendo êxito por conta do impasse gerado neste ponto entre os operadores do transporte tradicional e dos alternativos. Não houve concordância dos primeiros em repassar a tecnologia do sistema. Por sua vez, os representantes dos alternativos não apresentaram a empresa que implantaria o sistema de bilhetagem em seus carros. Devido a esse empecilho, a Prefeitura acabou tendo de assumir todo o processo. Assim, a forma de adoção da bilhetagem e sua implementação efetiva estão agora sendo analisadas conjuntamente entre os técnicos do Município e do Idestra.

Após a unificação da bilhetagem, os passos seguintes serão a formatação do processo licitatório para todo o setor de transporte público e a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, que vai incluir a reforma de alguns setores da Semob e uma capacitação do seu corpo técnico, adaptando-o aos novos serviços que serão prestados à população. Nos dois casos, a Prefeitura também contará com o apoio técnico do Idestra.